1) A ARTE MODERNA FAZ REFERÊNCIA A:
A) UMA NOVA ABORDAGEM DA ARTE, ONDE OS ARTISTAS PASSAM A EXPERIMENTAR A REPRESENTAÇÃO
MAIS ACADÊMICA
B) UMA NOVA ABORDAGEM DA ARTE, ONDE OS ARTISTAS PASSAM A EXPERIMENTAR NOVAS LINGUAGENS,
NOVAS VISÕES CAMINHANDO PARA ABSTRAÇÃO
C) UMA ABORDAGEM DOS VALORES
DECADÊNCIA
DE UM PARADIGMA E O NASCIMENTO DE UM UNIVERSO TOTALMENTE DIFERENTE.
D) A REPRESENTAÇÃO DA NATUREZA, AOS PROBLEMAS SOCIAIS E URBANOS, VALORIZANDO AS EMOÇÕES E
OS SENTIMENTOS, COM REFERÊNCIA AO ESTILO NEOCLÁSSICO.
2) MARQUE A ALTERNATIVA QUE EXPLICA O QUE OS ARTISTAS BRASILEIROS BUSCAVAM COM O
MODERNISMO:
A) UMA LIBERDADE NA UTILIZAÇÃO DAS CORES
B) UMA IDENTIDADE PRÓPRIA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
C) UM ROMPIMENTO COM A ARTE ABSTRATA
D) A VALORIZAÇÃO DO CLARO E ESCURO NAS PINTURAS
3) A SEMANA DE ARTE MODERNA (1922), EXPRESSÃO DE UM MOVIMENTO CULTURAL QUE ATINGIU TODAS AS
NOSSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, SURGIU DE UMA REJEIÇÃO AO CHAMADO COLONIALISMO MENTAL,
PREGAVA UMA MAIOR FIDELIDADE À REALIDADE BRASILEIRA E VALORIZAVA SOBRETUDO O RE
COM ISSO, PODE-SE DIZER QUE:
A) ROMANCE REGIONAL ASSUMIU CARACTERÍSTICAS DE EXALTAÇÃO, RETRATANDO OS ASPECTOS
ROMÂNTICOS DA VIDA SERTANEJA.
B) A ESCULTURA E A PINTURA TIVERAM SEU APOGEU COM A VALORIZAÇÃO DOS MODELOS CLÁSSICOS.
C) MOVIMENTO REDESCOBRIU O BRASIL, REVITALIZANDO OS TEMAS NACIONAIS E REINTERPRETANDO
NOSSA REALIDADE.
D) OS MODELOS ARQUITETÔNICOS DO PERÍODO BUSCARAM SUA INSPIRAÇÃO NA TRADIÇÃO DO BARROCO
PORTUGUÊS.
4) (ENEM – 2010) APÓS ESTUDAR NA EUROPA, ANITA MALFATTI RETORNOU
QUE ABALOU A CULTURA NACIONAL DO INÍCIO DO SÉCULO XX. ELOGIADA POR SEUS MESTRES NA EUROPA,
ANITA SE CONSIDERAVA PRONTA PARA MOSTRAR SEU TRABALHO NO BRASIL, MAS ENFRENTOU AS DURAS
CRÍTICAS DE MONTEIRO LOBATO. COM A INTENÇÃO DE CRIA
BRASILEIRA, ANITA MALFATTI E OUTROS MODERNISTAS:
A) BUSCARAM LIBERTAR A ARTE BRASILEIRA DAS NORMAS ACADÊMICAS EUROPEIAS, VALORIZANDO AS
CORES, A ORIGINALIDADE E OS TEMAS NACIONAIS.
B) DEFENDERAM A LIBERDADE LIMITADA DE USO DA COR, ATÉ ENTÃO UTILIZADA DE FORMA IRRESTRITA,
AFETANDO A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NACIONAL.
C) REPRESENTAVAM A IDEIA DE QUE A ARTE DEVERIA COPIAR FIELMENTE A NATUREZA, TENDO COMO
FINALIDADE A PRÁTICA EDUCATIVA.
D) MANTIVERAM DE FORMA FIEL A REALIDADE NAS FIGURAS RETRATADAS, DEFENDENDO UMA LIBERDADE
ARTÍSTICA LIGADA À TRADIÇÃO ACADÊMICA.
5) DENTRE OS ARTISTAS MODERNISTAS, QUAL DESTACOU NA PINTURA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS
OCORRIDOS DA SEMANA DE ARTE:
A) TARSILA DO AMARAL
B) CÂNDIDO PORTINARI
C) ANITA MALFATTI
D) ADRIANA VAREJÃO
6) É CONSIDERADO O IDEALIZADOR DA SEMANA DE ARTE MODERNA:
A) ANITA MALFATTI
B) CÂNDIDO PORTINARI
C) DI CAVALCANTI
D) OSWALDO DE ANDRADE
7) “FOI UMA EXPLOSÃO DE IDÉIAS INOVADORAS QUE ABOLIAM POR COMPLETO A PERFEIÇÃO ESTÉTICA, TÃO
APRECIADA NO SÉCULO XIX”. MARQUE A ALTERNATIVA QUE REFERE A ESTA INFORMAÇÃO:
A) O MOVIMENTO RENASCENTISTA
B) A SEMANA DE 1922
C) A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
D) O MOVIMENTO BARROCO
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
D)9 moviment barroco industrial
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás