Respostas
Resposta: A sorte sua, é que eu acabei de fazer um sobre este tema.
Explicação: De acordo com o site Olive na matéria sobre o titulo de como é o leitor do século XXI, expõe uma opinião baseada no dia a dia nosso, como mostrado logo a seguir, "o mundo está mudando. Isso todo mundo sabe. Acordamos e logo estamos conectados com nossos amigos e com as mais diferentes culturas por meio das redes sociais e dos portais de notícias. Em meio a tanta informação, as pessoas estão lendo mais, porém de forma diferente. E nós, profissionais da comunicação, estamos tendo que nos adaptar a essas transformações". Baseado nisso, podemos concordar que, a informação hoje em dia é privilegiada, e por causa disso acontece uma das coisas mais difíceis de se lidar, as "Fake News" e como consequência acaba criando preconceito entre pessoas famosas.
Vale ressaltar, que as informações falsas não vem só desse século, aconteceu várias vezes na história, causando conflitos, acidentes e até guerras. Para o grande pesquisador francês Pierry Lévi (1999, p.17), a internet é “o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo específico e não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também os universos oceânicos de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo”. Outrossim, a internet é realmente nova, mas deixa o fato de ser um dos perigos para a sociedade, pois, mesmo que haja pessoas que a utilizam de maneira astuta e moral, ainda há pessoas que alimentam a internet com notícias falsas, com discursos de ódio e divulgação pessoal de outras pessoas, o que acaba transformando este grande mundo rico em informações em uma guerra de interesses, estelionatários e de depoimentos com base a notícias falsas.
Um exemplo de uma destas "Fake News" é o caso na Ucrânia, em que uma esposa de um militante pró-russo que se passou por uma refugiada russa, declarando que seu filho foi crucificado e deixado para morrer por soldados ucranianos, em uma praça chamada Lenin, na cidade de Sloviansk, na Russia. Porém a notícia era falsa, porém mesmo assim foi utilizada como forma de protesto pela mídia russa, e também como exemplo de desinformação, em muitos jornais do mundo todo. Certamente, por causa de uma notícia inventada de uma hora para outra pode abalar o mundo todo, provocando discursos de ódio e repertório sem motivo algum. Mostrando claramente, que as notícias falsas podem ser destrutivas na sociedade.
Portanto, medidas devem ser tomadas para a diminuição deste tipo de problema. O governo do Brasil e de outros países, devem fazer campanhas anti-notícias falsas, e organizar a administração deste tipo de notícia, promovendo anúncios na internet e em aplicativos famosos como YouTube, Instagram, Facebook e em outras plataformas de acesso geral a população conectada, de movimentos contra esse grave problema e manifestações para que as pessoas pesquisem a respeito e não divulguem informações sem saber primeiro do que se trata e se realmente entra em base ao contexto. Devemos fazer isso para que a sociedade seja saudável com notícias concretas e verdadeiras para o bem da população e fazer com que a nossa internet de cada dia, seja melhor.