Muito foi aprendido através do militarismo que, pelo menos desde os tempos de Frederico, o Grande, da Prússia, emergiu como protótipo da organização mecanicista. Fascinado pelo funcionamento dos brinquedos mecânicos, e na busca de tornar o exército um instrumento confiável e eficiente, introduziu muitas reformas que serviram para reduzir os seus soldados a autômatos. Entre as reformas, estavam a introdução de soldados rasos e uniformes, a extensão e padronização de regulamentos, especialização crescente de tarefas, o uso de equipamento padronizado, linguagem de comando e treinamento sistêmico que envolvia exercícios de guerra e disciplina. Sua tentativa visava transformar o exército em um mecanismo eficiente que funcionasse por meio de peças padronizadas (SILVA; URBANESKI, 2017). As diretrizes do pensamento mecanicista, mesmo com a sua superação pós-moderna, ainda têm raízes influentes na teia social atual. Existem padrões, rotina, senhas e conexões em diversas dimensões da sociedade. Com isso em mente, analise as sentenças a seguir:
I- A divisão do trabalho, definida por Adam Smith no seu livro "A riqueza das nações", apresenta traços do mecanicismo dominante na sociedade.
II- Um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado faz parte da superação do mecanicismo. Fato tipificado exclusivamente na era pós-moderna.
III- Nas organizações de Estado, o modelo mecanicista reproduz o que Bauman explica no conceito de "mal-estar", através de incertezas e ameaças diversas.
IV- Uma forte defesa do mecanicismo contra a pós-modernidade esteve também presente no cinema, com o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
respondido por:
11
Resposta:IV
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
somente a 1 está correta.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás