Respostas
Resposta:
Denominam-se Elementos Químicos o conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo. Formados a partir da explosão do “Big Bang”, os elementos são encontrados em todos os corpos e objetos conhecidos. A tabela periódica é o instrumento que apresenta os 118 elementos conhecidos, com 92 criados pela natureza e 26 produzidos artificialmente.
Os elementos químicos são representados na tabela por meio de siglas. Assim, a primeira letra do elemento será maiúscula e, quando houver necessidade, a segunda minúscula. A organização será realizada em ordem crescente de número atômico, pelas propriedades, semelhanças e peso atômico.
Os símbolos que identificam os elementos seguem um padrão internacional para permitir a identificação em qualquer lugar do mundo. Os nomes estão relacionados ao significado em latim, ao nome dos descobridores ou local onde foram encontrados pela primeira vez. Observe:
• Lítio: a sigla é "Li" do grego Lithos, com significado de pedra;
• Estrôncio: a sigla é "Sr" em homenagem a vila escocesa Trotian;
• Roentgênio: com sigla "Rg" que é uma referência ao cientista Wilhelm Conrad Roentgen, responsável pela descoberta do raio x;
• Califórnio: sua sigla é "Cf" e faz referência a Universidade de Califórnia onde foi sintetizado;
• Magnésio: sigla "Mg" e é uma homenagem a cidade de Tessália, ou Magnésia em grego.
Observe como os elementos químicos são apresentados na tabela periódica. Nela aparece, além do símbolo, o número atômico, a massa atômica e distribuição eletrônica.
Explicação:
hm
Os elementos químicos são representados por um símbolo que pode ser apenas uma letra (p. ex. O – oxigénio; C – carbono; K – potássio) ou duas letras sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula (p. ex. Al – alumínio; Na – sódio; Cl – cloro).[2] Para os elementos cujo nome definitivo ainda não está definido a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) definiu um símbolo de três letras associado a um nome provisório derivado dos três algarismos do número atómico do elemento escritos em latim. [3-6]