• Matéria: História
  • Autor: 71anelysesantossanto
  • Perguntado 5 anos atrás

Fatos sobre escravidão atual em alto mar

Respostas

respondido por: millenycristina00
2

Cerca de 21 milhões de pessoas trabalham ilegalmente no setor da pesca.

Gina Marques, correspondente da RFI em Roma

O setor enfrenta muitos problemas relacionados à pesca pirata, conflitos nas áreas de pesca, trabalho infantil e forçado, além do tráfico de pessoas. A quantidade de trabalhadores na indústria da pesca que sofre violação dos direitos chega a 21 milhões de trabalhadores escravos.

A estimativa do emprego global na pesca é complexa, devido ao grande número de atividades do setor que envolvem a preparação das embarcações, redes, captura de frutos do mar e transformação dos produtos, comercialização e distribuição. Os dados mais recentes da FAO indicam que cerca de 198 milhões de pessoas trabalham nesta cadeia de produção, sendo que as pessoas empregadas diretamente na pesca, são aproximadamente 56 milhões.

A maioria delas vive em áreas rurais, muitas vezes remotas, de países em desenvolvimento. Em 2014, 84% de todas as pessoas empregadas na indústria da pesca estavam na Ásia, 10% na África e 4% na América Latina e no Caribe. Por viverem em áreas afastadas, os trabalhadores vivem em situação precária e são muitas vezes considerados como escravos modernos.

Segundo o relatório deste ano da Fundação Walk Free, da Austrália, sobre o Índice Global de Escravidão, milhares de pessoas são forçadas a trabalhar em barcos de pesca. Elas podem permanecer nas embarcações durante anos sem nem sequer poder ver a costa. As vítimas afirmam que, caso sejam flagradas tentando escapar, podem ser mortas ou lançadas ao mar. De acordo com esta fundação, a Tailândia, terceiro maior exportador de frutos do mar do mundo, foi acusada de lotar seus barcos com birmaneses e cambojanos obrigados a trabalhar como escravos.

A indústria da pesca gera exportações no valor de aproximadamente US$ 135 bilhões por ano em todo o mundo, proporciona emprego e renda para uma em cada dez pessoas no planeta, e produz 17% de todas as proteínas animais consumidas no mundo.

Perguntas similares