Respostas
Resposta:
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. ... O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.
espero ter ajudado!.
Resposta:
A Semana de Arte Moderna, também chamada Semana de 1922, foi uma manifestação artístico-cultural que contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil.
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento se tornou uma referência do mundo artístico e cultural do século XX.
Considerada o início oficial do Modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna apresentou uma nova perspectiva de arte com uma estética inovadora, influenciada por tendências das vanguardas europeias.
O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Para isso, trouxe novas ideias e conceitos artísticos com a declamação de poesias, concerto de músicas, artes plásticas exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura.
Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.
Mário de Andrade, Rubens Borba de Moraes e outros modernistas em 1922. (Foto: Wikipedia)
Características da Semana de Arte Moderna
Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus. Conheça as principais características desse momento foram:
• Utilização de uma linguagem coloquial e vulgar, buscando aproximação da linguagem oral;
• Abandono do formalismo nas composições;
• Rompimento com os padrões tradicionais da academia;
• Crítica à estética literária parnasiana;
• Valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira;
• Liberdade de expressão;
• Inspiração em vanguardas europeias como futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;
• Experiências estéticas.
Origem da Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna ocorreu em um momento em que o país passava por diversas modificações sociais, políticas e econômicas. Entre os fatos marcantes pode-se citar o crescimento do capitalismo, a consolidação da república e o crescimento da elite paulista, acostumada com os padrões estéticos europeus mais tradicionais. Esse foi o cenário em que surgiu a manifestação artístico-cultural que mudaria os rumos da arte brasileira.
Alvo de críticas por parte de alguns e ignorada por outros, a Semana de Arte Moderna foi a ebulição de ideias livres dos padrões tradicionais. Seu caráter nacionalista buscava uma identidade própria e uma forma livre de se expressar.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.
Com uma posição social que favorecia viagens e estudo na Europa, os artistas brasileiros puderam trazer os modelos artísticos europeus para o Brasil. Caracterizada como o desejo de experimentar diferentes caminhos e não propriamente definir um único ideal moderno, a Semana de 22 reuniu artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações estéticas. Eles realizaram uma manifestação artística, política e cultural contestando os padrões vigentes de maneira irreverente.
Principais Artistas da Semana de Arte Moderna
Com estilo inspirado nas vanguardas europeias, os artistas que participaram da Semana de Arte Moderna tinham como objetivo mostrar uma nova visão de arte. Sua proposta era renovar a visão social e artística presente no Brasil naquele momento.
Explicação:
aqui está todo o conserto mas pra responder o primeiro parágrafo já e o suficiente
espero ter ajudado (◕ᴗ◕✿)