Considerando os conceitos de Energia Cinética e o Teorema da Energia Cinética, assinale a alternativa FALSA. *
(A) A energia de movimento de um corpo é chamada ENERGIA CINÉTICA e vai depender do valor de sua mas sa e do valor de sua velocidade.
(B) O trabalho total (trabalho da força resultante) de todas as forças atuantes em uma partícula é igual à variação de sua energia cinética.
(C) O teorema da energia cinética vale para qualquer trajetória e para qualquer tipo de resultante: constante ou variável, conservativa (não dissipa energia mecânica) ou dissipativa (ex.: força de atrito).
(D) Para que a energia cinética de um esquiador que desse uma montanha de neve aumente é necessário que sua massa aumente.
(E) A energia cinética adquirida por um corpo depende do referencial adotado.
Respostas
Resposta:
d) Para que a energia cinética de um esquiador que desse uma montanha de neve aumente é necessário que sua massa aumente.
Explicação:
a) Correta: é a definição de energia cinética E = mv²/2
b) Correta: esse é o teorema de energia cinética
c) Correto: por isso ele é tão útil
d) Falsa: Se imaginarmos a adição de uma massa m no esquiador cuja massa é M e se desloca com uma velocidade V, teríamos pela conservação da quantidade de movimento, que a nova velocidade seria: v = VM/(M + m)
Disso vemos que v < V, pois M + m > M. Então, para aumentar a energia cinética precisaria na verdade aumentar sua velocidade.
e) Correto: como a velocidade depende de um referencial, a energia cinética também dependerá. Imagine você com uma bola dentro de um ônibus em movimento. Ela está parada na sua mão, então, no SEU referencial ela tem energia cinética nula. Mas pra quem tá do lado de fora ela está se movendo com a velocidade do ônibus, logo tem energia cinética. Percebeu?