(FUVEST - 2021) Um comerciante adotou como forma de pagamento uma máquina de cartões, cuja operadora cobra uma taxa de 6% em cada venda. Para continuar recebendo exatamente o mesmo valor por cada produto, ele resolveu aplicar um reajuste nos preços de todos os produtos da loja. Se P era o valor de uma mercadoria antes da adoção da máquina, o novo valor V deve ser calculado por:
a) V = P + 0,06
b) V = 0,94 . 1,06 . P
c) V = 1,6 . P
d) V = P/0,94
e) V = 0,94 . P
Respostas
Essa questão deve ter derrubado muitos concorrentes desatentos. Antes de fazer qualquer cálculo, é importante interpretá-la corretamente. Basicamente, o que o comerciante deseja fazer é promover um aumento sobre o valor inicial P de uma mercadoria qualquer (originando um valor final V), para que, ao serem descontados 6% do valor final V - taxa imposta pela operadora - ele receba EXATAMENTE o valor inicial P, visando a não "perder dinheiro" devido a um pagamento realizado com cartão. Sendo assim, montamos a seguinte equação:
V - 0,06 . V = P
Colocando V em evidência, temos:
V . ( 1 - 0,06) = P
V . 0,94 = P
V =
Logo, a resposta correta encontra-se na alternativa D.
========================================================
V = P/0,94 é o valor a ser cobrado para que o comerciante continue recebendo o mesmo valor P
O valor original do produto é P
O valor da taxa é 6%.
Isto significa que o comerciante recebe apenas 94% do valor de P por que
(100% - 6%) x P = 94% x P
Vamos chamar de V o valor que o comerciante recebe após ser taxado:
V = 94% x P
Para que o comerciante possa receber o valor original P, ele precisa multiplicar L por um valor que cancele este "desconto" causado pela taxa:
Este é o resultado que se encontra na letra d)