Respostas
Resposta:
O imperialismo foi a política de dominação exploratória no âmbito político, econômico, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre vários países do mundo.
Essas nações europeias invadiram e ocuparam muitos territórios apenas com a finalidade de expandir suas economias industriais.
Na segunda metade do século XIX e início do século XX a economia global vivenciou um desenvolvimento do capitalismo, que possibilitou muitas inovações tecnológicas e o progresso científico.
O aquecimento econômico fez surgir indústrias de vários ramos, como a da siderurgia e da eletricidade. Na parte produtiva houve a fabricação do aço, que propiciou muitos avanços para a construção de pontes e edifícios, além da fabricação de maquinários e trilhos.
Muitas criações e melhorias do desenvolvimento industrial trouxeram facilidade e conforto para uma vida mais moderna. Entre elas, a invenção da lâmpada incandescente, o surgimento do telégrafo, do telefone, da televisão e do cinema.
No ramo dos meios de transportes também muitos investimentos econômicos aconteceram. Houve construções de novos sistemas ferroviários e rodoviários, e as invenções do automóvel e do avião, que foram umas das principais lucratividade da economia industrial.
Esse desenvolvimento econômico e inovador que se guiou na lógica da globalização foi o avanço da industrialização anterior do século XVIII e XIX, conhecido como Segunda Revolução Industrial (1850 -1950).
Como resultado dessa efervescência econômica, as nações europeias foram em busca de novos mercados consumidores, o barateamento de mão de obra e matéria-prima para suas fábricas e indústrias.
Por isso, a Inglaterra, a França, os Estados Unidos e a Alemanha, as principais potências europeias, começaram a expansão imperialista nos territórios da Ásia, alguns países da África e da América do Sul, América do Norte e América Central.