me ajudem a responder!!! É até amanhã
.
hellp (14 pontos)
Respostas
1. A charge crítica que, apesar de existir leis, pessoas com deficiência ainda não estão incluídas na sociedade pois permanece intactas as limitações que enfrentam no dia a dia, como é o caso do personagem cadeirante da charge que precisa de ajuda para subir as escadas apesar de existir leis que tornem obrigatório o acesso facilitado para pessoas como ele.
2. Não, além de leis, é necessário a reeducação da sociedade acerca das limitações enfrentadas por pessoas com deficiência para que eles sejam, de fato, incluídos na sociedade e tenham uma vida normalizada.
3. O personagem, ao usar aspas neste termo, ironiza que a lei de cotas não tem uma real eficiência para PCDs (pessoas com deficiência), não sendo o suficiente para facilitar a vida dessas pessoas.
4. Se houvesse uma rampa ou elevador de acesso, o cadeirante poderia provar que a existência de uma lei é realmente importante para as minorias da sociedade.
5. Órgãos fiscais poderiam atentar-se mais para a questão da obrigatoriedade do acesso facilitado nos ambientes públicos, cobrando a reforma de todo e qualquer espaço público que não atende a este quesito, dessa forma, a lei estaria sendo cumprida e situações como essa da charge não continuaria sendo um problema tão frequentemente vivido por pessoas com deficiência.
oi! espero ter ajudado. se puder colocar como melhor resposta, agradeço! :)