A Grécia Antiga foi o berço de muitas contribuições culturais para o mundo atual, nos mais variados campos da arte, da política e do saber. Enumere pelo menos duas dessas contribuições e fale um pouco sobre elas.
Respostas
Resposta:
O surgimento da civilização grega deu-se por volta de 2.000 a.C., na região compreendida entre os mares Jônico, Egeu e Mediterrâneo. Sua formação deve-se à migração de tribos nômades de origem indo-européia, entre elas, jônios, eólios, aqueus e dórios.
Uma das grandes características de sua organização política é a formação das pólis ou, cidades-estado. As primeiras surgiram por volta do século VIII a.C. e as duas que mais se destacaram foram Atenas e Esparta, cada qual com sua própria identidade.
Explicação:
Um ponto importante que precisa ser compreendido é que a Grécia Antiga não se tratava de um país unificado mas, de um conjunto de cidades que compartilhavam a mesma língua, costumes e, por vezes, determinadas leis.
Porém, como será visto adiante, eram cidades autônomas e, em muitos casos, consideravam-se inimigas. Na Grécia Antiga, os povos acreditavam ser capazes de contribuir para o bem-estar social, lançando as bases da democracia.