Respostas
Resposta:
a) Governo de Lênin:
Após alcançar o poder, os revolucionários de outubro realizaram uma série de mudanças interessadas em romper com os antigos alicerces que sustentavam a Rússia Czarista. Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis, as forças armadas ganharam nova formação e os operários poderiam participar na gestão das indústrias em que trabalhavam.
Outra transformação de suma importância foi a negociação de um acordo que determinasse a saída pacífica dos russos da Primeira Guerra Mundial. Assinado em 3 de março de 1918, o Tratado de Brest-Litovsk alcançou tal objetivo por meio da liberação de regiões antes controladas pelo regime czarista. Desse modo, a saída russa do conflito acabou estabelecendo a formação de novas nações independentes como a Letônia, Lituânia, Ucrânia, Polônia e Finlândia.
Apesar da pacificação, o governo revolucionário ainda teve de enfrentar as forças militares contrarrevolucionárias do Exército Branco, formado essencialmente por conservadores, oficiais monarquistas e tropas de nações europeias que temiam a divulgação da revolução popular da Rússia para outras nações. Nesse contexto, foi necessária a implantação do comunismo de guerra, marcado por ações rigorosas de intervenção econômica que garantissem a manutenção do Exército Vermelho. Em 1921, as forças revolucionárias acabaram vencendo o conflito.
Após o fim dos conflitos, o governo de Lênin se deparou com as graves mazelas de um país completamente desgastado pelo atraso e pela guerra. Para que a situação vigente fosse contornada, Lênin anunciou um novo pacote de ações que integraria a chamada Nova Política Econômica (NEP). Essa nova política permitiu que algumas práticas de natureza capitalista fossem praticadas a fim de aquecer a economia do país. Em curto prazo, as liberdades oferecidas pela NEP conseguiram projetar a recuperação econômica do país.
b) A formação da URSS:
Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo.
Sabemos que a Revolução Russa ocorreu em 1917 e houve dois momentos especiais ao longo desse ano: um em fevereiro, quando o Império Russo foi destruído pelos revolucionários, e outro em outubro, quando a revolução passou a ser encabeçada pelos sovietes (conselhos de operários, camponeses e militares), comandados pelos líderes bolcheviques Lenin e Trotsky. Essa centralização do comando revolucionário pelos bolcheviques gerou um período de guerra civil, na qual se embateram o Exército Vermelho, bolchevista, e o Exército Branco, contrário ao centralismo bolchevista. Esse período de conflitos, que durou até meados de 1921, ficou conhecido como “comunismo de guerra”. Após a vitória bolchevique sobre os adversários, foi formada, na década de 1920, a chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS.
c) A ditadura Stalinista:
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
A coletivização das terras soviéticas, a industrialização do país, a perseguição aos opositores por meio dos expurgos e a resistência ferrenha contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos marcantes durante esse período. Os crimes cometidos durante o stalinismo só foram denunciados após a morte de Stalin
Algumas características do Stalinismo:
1. Economia controlada inteiramente pelo Estado;
2. Governo discricionário, baseado unicamente nas vontades do líder;
3. Culto à personalidade de Stalin;
4. Criação de um grande aparato de propaganda política;
5. Criação de um regime de terror que impôs perseguição aos opositores do regime;
6. Perseguição à religião;
7. Militarização da sociedade;
8. Burocratização do serviço público;
9. Imposição de censura;
Se quiser pode resumir, espero ter ajudado.
Explicação:
:)