6. Morte e vida Severina representa uma das facetas que nortearam a poesia de João Cabral de Melo Neto. Assim, lendo alguns fragmentos, os quais se encontram abaixo evidenciados, de vida aos seus conhecimentos e registre suas impressões acerca dessa obra tão emblemática. Para fortalecer seu texto, discorra sobre as ideias que se apresentam em cada estrofe.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Severino é um entre muitos outros, que tem o mesmo nome, a mesma cabeça grande e o mesmo destino trágico do sertão: morrer de emboscada antes dos vinte anos, de velhice antes dos trinta e de fome um pouco a cada dia.
Fugindo da seca, da morte e da terra de pedra, os diversos Severinos chegam à Recife onde continuam marginalizados. Destinados a viver na miséria, ainda cercados pela morte, mas em solos diferentes, cheios de água.
Severino percorre o sertão em busca de uma expectativa de vida melhor no litoral. O poema pode ser divido em duas partes: a primeira com o seu caminho até o Recife e a segunda a sua chegada e estadia na capital pernambucana.
Na obra "Morte e vida Severina", escrita por João Cabral de Melo Neto, nota-se a exaltação de aspectos que remetem à vida pastoril na sociedade brasileira, por meio de uma análise modernista tomada pela visão realista tanto das pessoas quanto dos acontecimentos.
Análise Morte e Vida Severina
Nessa obra, a vida dura do sertanejo denota o teor regionalista do livro. A vida tomada pela pobreza e pela insegurança evidencia e escancara a pobreza e as adversidade sociais e econômicas que podem ser encontradas no cenário brasileiro. Nesse trajeto, tanto a morte quanto a vida fazem-se presentes na vida do sertanejo.
Saiba mais sobre "Morte e Vida Severina" em: https://brainly.com.br/tarefa/9297125