• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguns séculos antes da grande Reforma do século XVI, o catolicismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam à restauração das Instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornarem ao anterior estado de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e visava, originalmente:
a) à reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e à libertação da dominação da ordem dominicana;
b) ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação da ordem cartuxa;
c) à reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e à libertação da dominação feudal;
d) ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação burguesa;
e) à reforma do monasticismo, com os consequentes ataques à simonia e à libertação da ordem franciscana.


ME AJUDEM POR FAVOR SEJAM HONESTO

Respostas

respondido por: elianesmacielcavalca
2

Resposta:

A Reforma Gregoriana teve como objetivo principal estabelecer uma nítida diferença entre o poder temporal (do Estado) e o poder espiritual (da Igreja). Para tanto, foram necessárias mudanças decisivas no comportamento tanto de clérigos quanto de leigos católicos. A instituição dos sete sacramentos (que até hoje vigoram) foi uma dessas medidas; a questão das investiduras (ordenação de clérigos) também esteve no centro dessas transformações, haja vista que o papa Gregório era contrário à ideia de o rei atribuir cargos aos membros do clero.


Anônimo: OBRG
Perguntas similares