1- Porque a África é vista como um país e não como um continente
2 -Os conflitos são resultado de inúmeras intervenções de países principalmente europeu nesse
continente. Como eles contribuíram para que esses conflitos se tornassem tão graves?
.
3- O clima contribui para as dificuldades econômicas, principalmente alimentar da África ?Justifique sua
resposta
Respostas
1 A África é um continente e não um país. A África é constituída por 54 países com as suas próprias línguas, não falo do dialecto dos colonizadores, mas das línguas nacionais, como o Tupi no Brasil.
2 fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos.
3 Uma das causas da fome está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo. Isso é agravado ainda mais com o acelerado crescimento populacional.
De acordo com o diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, James Morris, a escassez de alimento na África provoca a instabilidade política, desse modo, a fome é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da pobreza. Além disso, é causa e conseqüência dos conflitos.