“A América tornou-se o mercado para cerca de 10 a 15 milhões de escravos africanos no decorrer dos cinco séculos seguintes, e foi no Novo Mundo que a escravidão mais floresceu sob o domínio europeu. (...) Na MesoAmérica (região que compreende hoje Guatemala e México) e nos Andes sulinos, na costa pacífica, a existência de sociedades camponesas estabelecidas há séculos deu inicialmente aos espanhóis a capacidade de exploração plena do trabalho local para suas necessidades”. (Herbert Klein. A escravidão africana. América Latina e Caribe. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 33 e 36). A partir do fragmento acima e de seus conhecimentos sobre as formas de trabalho na América colonial, é possível afirmar que *
a) a escravidão africana ocorreu em quase toda a América e representou a principal mão de obra no Brasil, no Haiti e em Cuba.
b) os indígenas do litoral do Pacífico foram poupados da escravização e de outros regimes de trabalho compulsório impostos pela Espanha.
c) o trabalho livre prevaleceu em toda a América do Norte, cuja colonização se baseou na pequena propriedade, na livre iniciativa e na policultura.
d) as populações remanescentes dos antigos Impérios Inca e Asteca, que desconheciam a escravidão, foram escravizadas pelos colonizadores.
e) os escravos trazidos da África forneceram a mão-deobra adequada para a exploração de minérios e para a agricultura no Peru, México e Brasil.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra B, e C
Explicação:
ESPERO TE AJUDADO!!!!!♤♤
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás