Respostas
Explicação:
Como consequência dessas reflexões, pode-se concluir que o texto é uma atividade comunicativa na qual operam estratégias e procedimentos próprios da mente humana e que ele existe, de fato, na interação social. O texto é posto em ação no momento da interação.
Isso significa dizer que, toda construção, verbal ou não verbal, que se constitui como um ato comunicativo é um texto. O sentido do texto se completa no momento da interação, por meio das estratégias de criação do autor e interpretação do leitor.
Esse modo de olhar considera os sujeitos envolvidos na interação como socialmente atuantes, ou seja, sujeitos que conscientemente utilizam textos para alcançar objetivos práticos, sejam eles a transmissão de uma mensagem pessoal, desabafo ou expectativa, sejam ações burocráticas que só podem ser realizadas mediante textos.
Além disso, esse conceito de texto abrange todas as comunicações da vida humana, afinal, todas elas cumprem uma função na vida pessoal e/ou social das pessoas.
Características do texto
Por se manifestarem de inúmeras formas, com estruturas e linguagens diferentes, intenções, contextos, público-alvo e autoria variáveis, as características do texto não são facilmente listadas.
Na verdade, cada texto deve ser analisado em suas características individuais. Entretanto, é possível elencar aspectos que devem ser observados na caracterização de qualquer texto.
Linguagem: um dos elementos básicos do texto é a linguagem. A depender de qual tipo for utilizado, diferentes textos serão produzidos. O que a linguagem visual consegue trabalhar é diferente da linguagem escrita, e para cada uma será utilizado um diferente método de análise.
Contexto: também tem influência na estrutura do texto e deve ser considerado. Um ambiente pessoal e um ambiente formal possuem diferentes interferências na escolha das palavras, na variação linguística, entre outros fatores.
Público-alvo: todo texto é construído para um leitor ou grupo de leitores específico. Isso significa que, na hora da escrita, o autor deve considerar para quem escreve.
Função sociocomunicativa: todo texto tem uma função social e comunicativa. É possível que alguns textos, como diários, sejam escritos sem uma função coletiva, mas cumprem uma função subjetiva na vida do indivíduo. Assim, todo texto possui uma função, a qual interfere na sua estratégia de construção.