Entre os diversos movimentos que a Terra realiza, dois ganham mais importância no nosso cotidiano, sendo eles a rotação e a translação. Durante a translação, ocorrem dois fenômenos que determinam a intensidade dos raios solares, dando origem:
A)a movimentação das placas tectônicas.
B)aos solstícios de primavera e de outono.
C)aos equinócios e anos bissextos.
D)aos fusos horários.
E)as estações do ano.
Respostas
Resposta:
E) As estação do ano
Explicação:
O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.
Como sabemos, a Terra está em constante movimento e a translação é um dos principais movimentos do nosso planeta. Eles são primordiais para que os ciclos de vida nela funcionem perfeitamente, como o ciclo hidrológico.
Todo planeta no Sistema Solar tem seus movimentos de acordo com a distância que possuem em relação ao Sol. Eles influenciam dinâmicas climáticas, alterações de marés, estações do ano, consequências de dias e noites, e outras inúmeras atividades ligadas à vida na Terra.
A) Movimentação das placas tectônicas está relacionada às altas temperaturas do interior da Terra.
b) Só existe solstício de Verão e Inverno, não Primavera e Outono.
C) Equinócio é o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração; ano bissexto é uma correção no calendário
d) Fuso horário decorre da divisão do Globo em meridianos.
E) As estação do ano - Correto: O movimento de translação, caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol, provoca uma variação da radiação solar que atinge a superfície terrestre durante o ano, fato que origina as quatro estações do ano: outono, inverno, primavera e verão.