• Matéria: História
  • Autor: anaclaudinhalim
  • Perguntado 5 anos atrás

(Uffs 2011) Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pen-sador Jean-Jacques Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de sua época e, segundo ele, a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdade: a) Uma, que chamava de espiritual, porque o ser humano sempre se orientou pela necessidade religiosa de adoração ao divino. Outra pela desigualdade produzida pela luta do homem pela sobrevivência. b) Uma, que apontava como natural, visto que os seres humanos são dotados de diferenças físicas que muitas vezes são determinantes de sucesso. Outra relacionada à questão psicológica, pois os homens naturalmente são diferentes de mulheres, orientando diferenças inatas de comportamento social. c) Uma, que chamava de espiritual ou gnosiológica, pois a espiritualidade humana acabava por moldar a cultura do homem diferente da cultura animal. Outra que ele designou como diferença cultural, pois a cultura é genuinamente humana. d) A desigualdade provocada por fenômenos naturais que acabava por orientar diferenças culturais das sociedades ainda pré-históricas e a desigualdade promovida pela luta do homem pela sobrevivência, visto que essa luta representou a evolução do ser humano até os dias de hoje. e) Uma, que chamava natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças corporais e das qualidades da alma. Outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, pois depende de uma espécie de convenção e foi estabelecida pelo consentimento dos homens.

Respostas

respondido por: cauanecorreacolina
9

Resposta:

I. Rousseau, nascido no século passado, escreveu um conjunto de textos que ainda é atual, pois mantém a capacidade de emocionar e inspirar alguns leitores e, ao mesmo tempo, outros repudiam sua obra, por isto é difícil permanecer indiferente a Jean-Jacques.

Correto. Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo francês e iluminista, responsável por definir as bases para boa parte das utopias modernas. Sua visão de que o homem nasce completamente bom e é corrompido pela sociedade é assumida, por exemplo, pelo socialismo.

II. Rousseau defendia a ideia da volta à natureza, ou seja, natureza para ele se torna quase uma divindade, um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. Aponta também para a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade.

Correto. A natureza era defendida por Rousseau como espaço de bondade e paz, já que, para ele, era a sociedade o grande problema do mundo.

III. Rousseau entendida que os homens em sociedade devem possuir dirigentes e isto não é prejudicial, pois contribui para a estabilidade da sociedade, como se depreende das seguintes palavras de Rousseau: "os povos, uma vez acostumados a senhores, já não têm condições de dispensá-los. "

Falso. Embora Rousseau diga que não há como dispensar os senhores, ele não julga que a presença destes senhores seja, de todo, positiva.

IV. segundo Rosseau a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdades: uma, que chamava de espiritual, porque o ser humano sempre se orientou pela necessidade religiosa de adoração ao divino. Outra pela desigualdade produzida pela luta do homem pela sobrevivência.

Correto. Rousseau aponta para as duas desigualdades em tom crítico, já que ele se opõe a elas.

Explicação:

Perguntas similares