29) QUAIS OS EFEITOS DO ÁLCOOL EM ALGUNS ÓRGÃOS?
* CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO: ?
* CORAÇÃO E NO APARELHO RESPIRATÓRIO:?
* NO APARELHO DIGESTIVO:?
* NO SISTEMA IMUNE E REPRODUTOR:?
* NO FETO E NA GRAVIDEZ: ?
Respostas
coração e no aparelho respiratório
Olá, tudo bem com você? Espero que sim.
Efeitos do álcool em alguns órgãos:
Cérebro e Sistema Nervoso:
-
O álcool pode causar alterações cerebrais no cérebro, diminuindo a atividade do cérebro, conforme a pessoa ingere a bebida, o organismo reage de uma determinada forma, seguindo alguns estágios:
-
Quando a quantidade de álcool no sangue é baixa, a pessoa tende a ficar desinibido, relaxado e eufórico. É quando a quantidade de álcool vai aumentando no sangue começam a aparecem reações, como lentidão dos reflexos, problemas de atenção, perda de memória, alterações na capacidade de raciocínio e falta de equilíbrio.
-
Em níveis muito altos, pode haver intoxicação severa e parada cardiorrespiratória, com possibilidade de sequelas neurológicas e até mesmo morte.
-
Além desses efeitos visíveis e imediatos, o consumo exagerado de álcool, principalmente na infância e adolescência, pode prejudicar o desenvolvimento cerebral, inibir o crescimento de novos neurônios e causar lesões permanentes, além de ser um fator de risco para a depressão ou outro transtorno mental.
Coração e aparelho respiratório?
-
Pode causar problemas cardíacos,
A ingestão excessiva de álcool pode desencadear problemas cardíacos significativos, entre eles:
a cardiomiopatia alcoólica — uma alteração na função contrátil do músculo do coração;
a arritmia — caracterizada pela desregulação do ritmo dos batimentos cardíacos;
o acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC hemorrágico) — causado pelo sangramento de uma artéria;
a hipertensão arterial — conhecida popularmente como pressão alta.
Já no aparelho respiratório causa uma parte do álcool ser eliminado pelos pulmões e brônquios provocando irritações nesses órgãos.
Aparelho imune digestivo:
Pode causar uma irritação no estomago. Fora os conhecidos sintomas de enjoo, náusea e vômito, o álcool pode causar irritações, infecções ou erosões na mucosa gástrica, resultando em uma gastrite aguda. Isso acontece porque a bebida chega primeiro ao aparelho gastrointestinal, aumentando a secreção de ácido clorídrico. O resultado são dores abdominais, queimação, azia, perda de apetite e vômito recorrente.
Espero ter te ajudado!
Me perdoe por não responder as outras duas, mas eu só sei essa, tenha um Bom dia!