Respostas
Olá, esta pergunta esta conceitualmente equivocada, vou justificar!!
Primeiro, a inércia não "é" algo, não é algo que "existe", a ideia de inércia nasce a partir de uma propriedade dos corpos que é a massa.
A nossa massa, por exemplo, 99% é proveniente de massa de partículas indivisíveis (Quarks e elétrons (Interagem com o campo de Higgs)) e do confinamento das mesmas. O resto vem de ,
Que é desprezível...
Experimentalmente, se verifica que um corpo com maior massa tem mais dificuldade de alterar o seu estado de movimento.
Veja por exemplo,
"Dizemos usualmente que um carro tem inércia muito maior que uma bicicleta, resistindo portanto bem mais a variação de velocidade."(NUSSENZVEIG, 2013, p. 95)
Pense, por exemplo em um caminhão em alta velocidade se dirigindo em direção a uma pessoa desatenta parada. Concorda comigo que será bem dificil da pessoa escapar? (O caminhão, por ter muita massa, possui uma grande difuculdade de mudar o seu estado de movimento) Mas se vinhesse uma bicileta na sua direção, com certeza seria muito mais fácil, uma vez que, o momento da bicicleta seria menor(A bicicleta, com massa menor, teria mais facilidade em freiar.).
Podemos tentar definir inércia, veja
"A tendência de um corpo em permanecer deslocando-se, uma vez iniciado o movimento, resulta de uma propriedade denominada inércia."(YOUNG; FREEDMAN, 2016, P. 110)
Com isso,
perguntar se um corpo está em inércia é incorreto, haja vista que esta é um propriedade dos corpos, como fala (YOUNG; FREEDMAN, 2016, P. 110)
.