quais as principais pandemias que já atingiram o mundo inteiro ao longo da historia? Qual delas foi a que mais provocou mortes em Grande escala?
Respostas
1. Coronavírus
Vírus: SARS-COV-2
Período do surto: 2019-2020
Número de mortes: cerca de 1,9 milhões de pessoas (janeiro/2021)
O coronavírus é uma pandemia que atingiu a população mundial no final do ano de 2019 e 2020. O nome atribuído “COVID-19” é a junção dos termos Corona, Vírus e Doença (disease, no inglês), mais o ano de 2019.
2. Tuberculose
Bactéria: Bacilo de Koch
Período do surto: 1850-1950
Número de mortes: cerca de 1 bilhão de pessoas
Foi em meados do século XIX que a tuberculose começa a atingir grande parte da população. Essa doença causada por uma bactéria, o bacilo de Koch, é também chamada de tísica pulmonar, pois afeta os pulmões, causando sintomas graves de insuficiência respiratória. No entanto, a doença também pode atingir outros órgãos do corpo como os ossos, a pele e os gânglios linfáticos.
3. Othopoxvirus variolae
Período do surto: 430 a.C. (primeiro surto)
Número de mortes: 300 milhões de pessoas aproximadamente
A varíola é uma doença causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, com sintomas parecidos com os da gripe normal, (febre e dores no corpo), acrescidos de vômitos e úlceras cutâneas.
4. Gripe Espanhola
Vírus: Influenza
Período do surto: 1918-1920
Número de mortes: entre 20 e 40 milhões de pessoas
A gripe espanhola foi uma das maiores pandemias da história que atingiu a população mundial no ano de 1918, no final da primeira guerra mundial e permaneceu até 1920.
Recebeu esse nome pois a Espanha foi um dos países mais atingidos no início do surto. Influenza é o nome atribuído ao vírus dessa doença que infectou cerca de 500 milhões de pessoas no mundo.
O número de mortes não é certa, mas estima-se que essa gripe tenha matado entre 20 e 40 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o presidente do país na altura, Rodrigues Alves, chegou a falecer. Note que, uma variação desse mesmo vírus, conhecido como H1N1, voltou a atingir a população em 2009.
5. Peste Negra
Bactéria: Yersinia pestis
Período do surto: 1347-1353
Número de mortes: 25 milhões de pessoas aproximadamente
Foi no século XIV, durante a Idade Média, que a peste negra, também chamada de peste bubônica, assolou a população europeia e asiática. Teve sua origem no Oriente, na Mongólia, e foi espalhada pelos barcos comerciais que realizavam trabalho entre os dois continentes.
Causada por uma bactéria, essa doença primeiro atingiu os ratos e depois foi passada aos humanos pelas pulgas infectadas que haviam picado esse animais.
Os sintomas eram parecidos com uma gripe forte, porém com o inchaço dos gânglios e presença de bolhas de pus e sangue pelo corpo.
O maior problema que fez essa doença atingir grandes proporções, estava nas condições de saneamento e higiene no momento.
Estima-se que na Europa, ⅓ da população morreu, ou seja, cerca de 25 milhões de pessoas entre os anos de 1347 e 1353.
6. Aids (HIV)
Vírus: HIV
Surto da doença: 1980
Número de mortes: 20 milhões de pessoas aproximadamente
A AIDS, sigla de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença causada pelo vírus HIV que acomete o sistema imunológico atacando los linfócitos T-CD4, fundamentais para para as defesas do organismo.
7. Tifo
Bactéria: Rickettsia prowazekii
Período do surto: 1918-1922
Número de mortes: cerca de 3 milhões de pessoas
Foi no século XV que o tifo começa a atingir a população, porém foi depois da primeira guerra mundial que essa doença alcança grande parte das pessoas, matando cerca de 3 milhões de indivíduos em 5 anos (1918 a 1922).
Ela é transmitida através dos piolhos contaminados, que na altura se encontravam nos ratos. Por isso, essa doença também está muito relacionada com a peste negra, que também se espalhou por conta dos piolhos que picavam os ratos e ficavam infectados.
Com isso, fica claro que o tifo se espalhou num momento em que o saneamento era uma das poucas preocupações da população. Os sintomas do tifo são, inicialmente, similares aos da gripe, porém, com presença de erupções cutâneas.
8. Cólera
Bactéria: Vibrião colérico
Período do surto: 1817-1824
Número de mortes: 30 mil pessoas aproximadamente
Doença infecciosa bacteriana que já teve diversos surtos na história da humanidade, sendo que o maior deles ocorreu no século XIX. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas morreram vítimas dessa enfermidade.