Respostas
Resposta:
Os textos de campanha comunitária surgem através da detecção de algum problema. Ou seja, uma demanda na comunidade (seja no campo social, político, cultural, saúde, educação, etc.), tal qual a campanha de vacinação realizada nas escolas, com o intuito de alertar a população de sua importância e assim, convidando-os a participarem e colaborarem com a causa.
Nesse caso, os textos de campanha comunitárias utilizam a função conativa da linguagem, onde o convencimento da população é uma característica importante.
Assim, os textos de campanha comunitária visam alertar a população sobre um assunto, focando na colaboração da população e na importância das ações de seus leitores (interlocutor).
São textos de caráter injuntivo, ou seja, sua função é instruir, orientar e explicar para os leitores sobre um tema importante para a comunidade.
Para tanto, são textos que podem apresentar a linguagem verbal e não verbal, promovendo um debate sobre o tema da atualidade e chamando a atenção para sua resolução.
Os suportes e veículos mais utilizados para a divulgação dos textos de campanha comunitária são os cartazes, outdoors, televisão, rádio, internet, dentre outros.
Embora sejam de caráter injuntivo, expositivo e informativo, podem apresentar argumentação e opinião dos autores, ou seja, eles podem também apresentar características dos textos dissertativos-argumentativos.