Não podemos resumir preconceito a racismo, visto que o preconceito pode advir de várias outras diferenças, como gênero, local de origem e orientação sexual. Porém, o racismo é uma forma de preconceito e, como as outras formas, manifesta-se de diversas maneiras, fazendo vítimas todos os dias. Com base na afirmação e nos estudos, assinale a alternativa que melhor define o que é racismo:
a) Racismo é a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
b) Racismo é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, religiões, sentimentos e tendências de comportamento.
c) Racismo é toda atitude que exclui, separa e inferioriza pessoas tendo como base sua orientação sexual.
d) Racismo é a prática de tratar as pessoas brancas de maneira diferente com base em distinções feitas sem levar em conta o mérito individual.
e) Racismo é a discriminação e o preconceito contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor.
Respostas
Alternativa correta é a de letra E
O comando nos revela uma reflexão interessante. Preconceito, aquilo que envolve mais de que somente o racismo, sendo uma conclusão mal interpretada sobre algo ou alguém. Geralmente se leva em questão algo exterior, você bate o olho naquilo e já tem um conceito pré-estabelecido sobre aquilo.
Existem, é claro, preconceitos bons e ruins. Esta parte tem um rumo mais filosófico, mas absolutamente todos nós temos pré-conceitos. Quando você olha alguém vestido de preto e pensa "Ala, o satanista" é um preconceito. Chega a ser engraçado, não é? Vemos uma cor, o preto, e julgamos-o como a da morte ou de Lúcifer; algo que não se correlaciona.
E não, este preconceito não é ruim. Não é algo que vá matar alguém ou discriminá-lo, está dentro de nossa mente assim como a ética. O fato é que há determinados preconceitos que tiram a vida de pessoas, e estes devem ser diminuídos, reprimidos.
O racismo é um deles. Nossa história mostra os escravos sendo pessoas negras, e isso se repercute até nos dias atuas, mesmo depois de centenas de anos! Ele discrimina a quantidade de melanina que alguém tem em seu corpo, algo que não é da escolha dela, menosprezando-a por isso. Podendo insultar, agredir e até matá-la. Este é o foco da questão, o restante das alternativas são gerais e não apresentam o foco do racismo: Preconceito pela etnia, cultura, cor da pele de alguém.