• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ketellenvitoria72
  • Perguntado 5 anos atrás

TEXTO I


“Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.”(DESCARTES, René. Meditações metafísicas)

TEXTO II


“Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.”
(HUME, David. Uma investigação sobre o entendimento)

Descartes e Hume são os principais representantes, respectivamente, do racionalismo e do empirismo modernos. A respeito destas correntes filosóficas e de seus representantes, assinale a alternativa incorreta: *

A) O racionalismo afirma que a verdade só pode ser alcançada por vias da razão, pois podem ser enganosos os juízos que obtemos de nossas percepções sensoriais.

B) Descartes lança as bases do racionalismo no argumento do cogito, afirmando ser o pensamento o fundamento da essência humana.

C) Os empiristas não negam a racionalidade, mas afirmam que não há pensamento sem experiência, pois as ideias fundamentais provêm da relação empírica do homem com o mundo.

D) A percepção empirista nos leva muitas vezes ao dogmatismo, pois a percepção sensível do mundo, afirmam seus teóricos, sempre nos concederá verdades absolutas.

E) As reflexões dos racionalistas e empiristas não habitam apenas o campo da teoria do conhecimento, pois suas respostas impactam teorias políticas, sociais e até religiosas.

Respostas

respondido por: isabelecosta536
2

Resposta:

Pelo meu entendimento acho que é :

Explicação:

C) Os empiristas não negam a racionalidade, mas afirmam que não há pensamento sem experiência, pois as ideias fundamentais provêm da relação empírica do homem com o mundo.

ESPERO TER AJUDADO HUMILDEMENTE.

se pudesse me dar melhor resposta, ficarei grata.

Perguntas similares