• Matéria: Português
  • Autor: elielmarques83p7ymqo
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguns dos fatores que geram impactos positivos à consistência temporal das políticas de leitura, são:

A fundamentação científica das conceções que presidem à elaboração das políticas de leitura.

A mobilização de atores com capacidade na promoção da leitura e da literacia, tanto na área da educação como da cultura.

A qualidade das lideranças da políticas de leitura.

Todas as opções anteriores.

As políticas de leitura:

Não precisam ser estruturadas segundo parâmetros bem definidos, envolvendo a mobilização de conhecimento científico acerca das questões, dos problemas em que as questões se desdobram e do contexto.

Precisam ser estruturadas segundo parâmetros bem definidos, mas não exigem o estabelecimento de um número reduzido de objetivos mensuráveis, a definição de públicos-alvo ou a definição de contexto para a intervenção.

Não precisam ter clareza sobre as questões e problemas a que procuram dar resposta ou estruturar-se segundo parâmetros bem definidos.

Precisam ser estruturadas segundo parâmetros bem definidos, envolvendo a definição de modelo de avaliação, a calendarização de lançamento e execução de todas as iniciativas, a avaliação de resultados de cada tipo de intervenção e do impacto geral das políticas, entre outros.

As políticas de leitura:

Geram impactos como: a criação de um clima social favorável à leitura, a intensificação das atividades e práticas de leitura e o desenvolvimento de competências de literacia entre crianças e jovens em contexto escolar.

Não geram impactos na promoção do envolvimento de diferentes contextos sociais e de vários segmentos da população, em particular as famílias e os adultos em percursos de qualificação.

Devem ter enfoque nas escolas e jardins-de-infância, não sendo necessário a implementação de estratégias voltadas às famílias, as comunidades locais e a população em geral.

Todas as opções anteriores.

Selecione a alternativa correta:

O PISA é promovido pela OCDE desde 1960. Ele avalia somente a literacia de leitura, permitindo apreciar a evolução de resultados de cada país e comparar resultados entre os vários países.

O PIRLS foi desenvolvido pela IEA. Ele analisa somente a literacia de leitura, incidindo sobre dois tipos de estratégias de compreensão de leitura: localização e obtenção de informação explícita; realização de inferências diretas.

O conceito de literacia de leitura segundo o PISA envolve a capacidade dos alunos de compreenderem e usarem textos escritos, refletindo sobre o conteúdo e envolvendo-se na leitura para atingirem objetivos pessoais, para adquirirem conhecimento, para se desenvolverem e participarem na sociedade. O enfoque é em «ler para aprender» e não em «aprender a ler», pelo que não são avaliadas as competências mais básicas de leitura.

Todas as opções anteriores.

Alguns dos focos das políticas de leitura, são:

Contribuir para a valorização social da leitura, facilitar o acesso a livros e a outros recursos, para que ler se torne uma atividade frequente e a leitura um hábito ou uma prática da vida quotidiana.

Garantir que os processos de ensino e a exposição aos materiais escritos proporcionam a todos uma iniciação fundamentada na ciência que permita ultrapassar eventuais dificuldades na aprendizagem inicial.

Erradicar o analfabetismo, assegurando que todos os cidadãos, crianças e adultos, beneficiam de uma escolarização prolongada.

Todas as opções anteriores.

As práticas de: constituição e atualização de bibliotecas escolares, municipais e estaduais, a formação de professores, professores bibliotecários e alunos leitores, a introdução de mudanças nos currículos escolares, a realização de seminários, encontros, festas e feiras do livro, o lançamento de campanhas para aprofundar a visibilidade social da leitura e da escrita, o apoio à edição; com efeitos positivos na promoção de leitura, foram identificadas no país:

Finlândia.

Brasil.

EUA.

Portugal

Respostas

respondido por: rolle21551
63

Resposta:

1. Todas as opções anteriores.

2. As políticas de leitura precisam ser estruturadas segundo parâmetros bem definidos, envolvendo a definição de modelo de avaliação, a calendarização de lançamento e execução de todas as iniciativas, a avaliação de resultados de cada tipo de intervenção e do impacto geral das políticas, entre outros.

3. As políticas de leitura geram impactos como: a criação de um clima social favorável à leitura, a intensificação das atividades e práticas de leitura e o desenvolvimento de competências de literacia entre crianças e jovens em contexto escolar.

4. O conceito de literacia de leitura segundo o PISA envolve a capacidade dos alunos de compreenderem e usarem textos escritos, refletindo sobre o conteúdo e envolvendo-se na leitura para atingirem objetivos pessoais, para adquirirem conhecimento, para se desenvolverem e participarem na sociedade. O enfoque é em «ler para aprender» e não em «aprender a ler», pelo que não são avaliadas as competências mais básicas de leitura.

5. Todas as opções anteriores.

6. Brasil

Explicação:


martadantasptpv: opção correta: Brasil
respondido por: joselygama2013
4

Resposta:

Brasil

Explicação:


martadantasptpv: opção correta: Brasil
Perguntas similares