1.Leia o texto: Os africanos foram trazidos do chamado “continente negro” para o Brasil, em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravizados variam muito. Estima-se que entre 1550 e 1855 entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravizados, na sua grande maioria jovens do sexo masculino. A região de proveniência dependeu da organização do tráfico, das condições locais na África e, em menor grau, das preferências dos senhores brasileiros. (Boris Fausto, História do Brasil, p. 51)
Dentre os castigos aplicados aos negros escravizados no Brasil, podemos destacar:
Quilombos
Chicote
Fugas
02. Leia os versos: “Seiscentas peças barganhei - Que pechincha! - no Senegal A carne é rija, os músculos de aço, Boa liga do melhor metal. Em troca dei só aguardente, Contas, latão - um peso morto! / Eu ganho oitocentos por cento / Se a metade chegar ao porto”
(Heinrich HEINE, apud BOSI, Alfredo. DIALÉTICA DA COLONIZAÇÃO. São Paulo: Cia. das Letras, 1992),questão adaptada da UFMG.
O texto acima refere-se ao: *
Mercado de aguardente
Tráfico de ouro
Tráfico de escravos
3. A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e p
NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000(adaptado). raças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
Entre as formas de resistência à escravidão podemos destacar: *
Os quilombos
O chicote
As palmatórias
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1 chicote de acordo com a minha pesquisa
lg3902711:
Oi como vc ta
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás