Nas nossas rodas de amigos e familiares, são contadas piadas racistas? Qual o seu
significado social?
2. No nosso cotidiano, há casos de discriminação ao negro em locais de trabalho ou de
lazer? Comente.
3. As pessoas com quem convivemos acreditam que no Brasil há democracia racial?
Comente.
4. Há, no local em que moramos, movimentos que lutam pelo fim do racismo? Comente.
5. Na cidade em que vivemos, só existe preconceito e discriminação em relação ao negro explique
me ajudem tenho que entregar isso hojj
Respostas
1- Sim, vez ou outra percebe-se piadas ou frases com teor racista no cotidiano brasileiro. Isso revela o racismo velado dentro da sociedade; aquele que não é expresso de forma explícita, mas vem sob a forma de brincadeiras ou piadas.
2- Sim. Principalmente quando estas pessoas realizam atividades mais simples.
3- Sim, basta uma rápida busca na internet e vemos muitas pessoas que acreditam que todas as etnias convivem em harmonia no país com oportunidades iguais.
4- Só você pode responder, pois está relacionado à sua cidade.
5- Essa pergunta também é pessoal, mas no cenário geral do Brasil existe racismo contra vários outros grupos étnicos como povos indígenas, orientais, venezuelanos etc. Vez ou outra o racismo é acompanhado pelo sentimento de xenofobia, entretanto, diferente da xenofobia (que é ódio à outra cultura) o racismo prega a superioridade de um grupo étnico sobre o outro com base em características físicas. Um dos casos mais famosos de racismo com não negros foi o nazismo. Nele, Hitler pregava que os judeus eram uma raça inferior que comprometia a pureza racial dos alemães. Ele também acreditava que o povo do leste europeu (embora sejam brancos de olhos claros, na maioria) eram uma raça inferior e tinha como plano para estes povos a escravização deles para servirem aos propósitos alemães. Nem sempre o racismo ocorre pela cor da pele. Veja a foto abaixo em que uma mulher tem sua pureza racial medida no instituto de antropologia Kaiser, durante o nazismo.
Fonte: Racismo Nazista, United States Holocaust Memorial Museum.