• Matéria: Sociologia
  • Autor: brunoandrad3
  • Perguntado 5 anos atrás

1. A quarentena afeta todos os grupos sociais da mesma forma? Para elaborar sua resposta, utilize a
ideia de discriminação e cite um exemplo apresentado pelo sociólogo Boaventura de Souza Santos
no texto.


isadoraaramoss: Qualquer quarentena é sempre discriminatória e mais difícil para uns grupos sociais que para outros. Neste texto analiso alguns grupos para os quais a quarentena é particularmente difícil. Eles sofrem com uma desigualdade que é anterior à quarentena e se agrava com ela. Tais grupos sofrem com a injustiça causada pela exploração capitalista
isadoraaramoss: pela discriminação racial e pela discriminação entre homens e mulheres. Proponho-me analisar a quarentena a partir da perspectiva daqueles e daquelas que mais têm sofrido com essas formas de dominação. São muitos esses grupos sociais. Selecionei apenas alguns. As mulheres.
isadoraaramoss: A quarentena será particularmente difícil para as mulheres e, em alguns casos, pode mesmo ser perigosa. As mulheres são consideradas “as cuidadoras do mundo”, são maioria na prestação de cuidados dentro e fora das famílias. São maioria em profissões como enfermagem ou assistência social, que estarão na linha da frente da prestação de cuidados a doentes e idosos dentro e fora dos hospitais. 
isadoraaramoss: Para garantir a quarentena dos outros, não podem ter a sua própria quarentena. São elas também que continuam a ter a seu cargo o cuidado das famílias. Colocadas em quarentena, poderia imaginar-se que, havendo mais braços em casa, as tarefas poderiam ser mais distribuídas. Suspeito que assim não será, em face do machismo que impera e talvez se reforce em momentos de crise e de confinamento familiar.
isadoraaramoss: O aumento do número de divórcios em algumas cidades chinesas durante a quarentena pode ser um indicador do que acabo de dizer. Por outro lado, é sabido que a violência contra as mulheres tende a aumentar em tempos de guerra e de crise – e tem aumentado agora. Uma boa parte dessa violência ocorre no espaço doméstico.
isadoraaramoss: O confinamento das famílias em espaços pequenos e sem saída pode oferecer mais oportunidades para o exercício da violência contra as mulheres. Os trabalhadores precários, informais, ditos autônomos.
isadoraaramoss:  Depois de quarenta anos de ataque aos direitos dos trabalhadores em todo o mundo por parte das políticas neoliberais, a maioria dos trabalhadores no mundo está na informalidade, sem carteira assinada, direitos trabalhistas e proteções contra o desemprego. O que significará a quarentena para esses trabalhadores, que tendem a ser os mais rapidamente despedidos sempre que há uma crise econômica? No dia 23 de março, a Índia declarou 
isadoraaramoss: quarentena por três semanas, envolvendo 1,3 bilhão de habitantes. Considerando que lá entre 65% e 70% dos trabalhadores pertencem à economia informal, calcula-se que 300 milhões de indianos ficaram sem rendimentos. Na América Latina, cerca de 50% dos trabalhadores empregam-se no setor informal. Isso significa que eles dependem de um salário diário; mesmo os que possuem um emprego formal gozam de poucos benefícios contratuais

Respostas

respondido por: claricedziekaniak
77

Resposta:

Não. A elite brasileira terá condições de enfrentar a pandemia de forma a preservar a própria saúde (aqui me refiro ao acesso facilitado às máscaras, capacidade de ficar em casa sem precisar ir trabalhar, etc), enquanto a classe proletária, em sua maioria, vai precisar continuar atendendo a carga horária de trabalho, saindo de casa quase todos os dias da semana, muitas vezes sem ter como respeitar o distanciamento social. São diferentes grupos, cada um em uma bolha diferente. O autor do texto deixa claro isso ao falar sobre (inserir aqui o exemplo do sociólogo que for da sua preferência).

Explicação:

não pude colocar no texto um exemplo que vc nao apresentou mas espero ter ajudado :) bons estudos


brunoandrad3: sim, me ajudou bastante obrigado :)
respondido por: winederrn
3

Não. Na verdade, a quarentena pode ser observada de forma diferente por cada grupo social. Nesse sentido, existem grupos sociais que enxergam lados positivos e negativos na quarentena.

O isolamento social e a liberdade de cada indivíduo

As autoridades públicas alegaram que o isolamento social representa uma medida eficaz contra o novo coronavírus. No entanto, tal medida restringe o direito à liberdade (garantido pela nossa Constituição Federal).

No entanto, o Estado alega que o bem-estar coletivo (a saúde de toda a população) é mais importante do que a individualidade de cada pessoa.

Aprenda mais sobre o tema quarentena na pandemia de Covid-19 em:

https://brainly.com.br/tarefa/25727987

Espero ter contribuído!

Anexos:
Perguntas similares