(SEDUC – PA – 2018) “Entre 1980 e 2012, as taxas de suicídio cresceram 62,5% na população em geral. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, a média aumenta em ritmo mais rápido do que em outros segmentos. São 5,6 mortes a cada 100 mil jovens (20% acima da média nacional). Os dados são da pesquisa Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil e do Mapa da Violência: os Jovens do Brasil, ambos coordenados pelo sociólogo Julio Jacopo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), organismo de cooperação internacional para pesquisa.”
Tendo em vista a teoria de Durkheim acerca de suicídio, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A regularidade no número de suicídios de uma sociedade está diretamente relacionada ao nível intelectual e cultural dessa sociedade.
b. A existência de uma predisposição genética é considerada por Durkheim o fator desencadeante dos casos de suicídio.
c.
O meio social, no qual se encontra inserido determinado caso de suicídio, é considerado um fator preponderante na análise específica do caso.
d.
Fatores socioeconômicos só devem ser considerados como primordiais nos casos de suicídios coletivos, normalmente ligados a fanatismo religioso.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra C
Explicação:
Durkheim, ao analisar o suicídio como um fenômeno social, estava interessado em saber de que forma a sociedade influencia na decisão individual de tirar a própria vida. Para isso, ele levou em conta aspectos como a divisão do trabalho, a coesão social e o desempenho econômico, para explicar todas as formas de suicídio.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás