O filósofo francês René Descartes (1596-1650), desenvolveu o pensamento cartesiano. Em suas análises filosóficas Descartes refletiu sobre o ato de duvidar, a chamada dúvida metódica, o que nada mais é do que o exercício da dúvida em relação a tudo que, até então, Descartes conhecia e pensava ser verdadeiro.
Assinale a alternativa que aponte para a forma como Descartes conduziu o exercício da dúvida:
a) De forma sistemática (porque pressupõe um método para que se desenvolvam as diferentes formas de pensamento) e de forma radical (porque a dúvida chega ao ponto extremo de desconstruir todas as certezas pré-existentes).
b) De forma metódica (porque a dúvida vai se ampliando passo a passo, de modo ilógico) e de forma racional (momento em que o pensamento é reordenado a fim de buscar novas respostas para o que outrora fora discordado).
c)De forma metódica (porque a dúvida vai ampliando passo a passo, de modo ordenado e lógico) e de forma radical (porque a dúvida vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de mais nada, nem mesmo de que o mundo existe).
d)De forma sistemática (porque discorda do mundo subjetivo) e de forma metódica (porque investigação e descobertas que alteram os modos de pensar).
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Resposta correta: letra C.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás