As funções linguísticas apresentam usos gerais que, às vezes, são denominados funções da linguagem como o estudo da Língua Portuguesa. Mas as duas grandes funções da linguagem nos seres humanos são a função de produção e de compreensão. As duas funções são assimétricas, mesmo compartilhando muitos elementos em comum. Agora, através de um caso clínico, você verá na prática que alterações nas funções da linguagem podem mudar a vida das pessoas. Diante deste caso, explique cada uma das funções e responda: Qual função da linguagem encontra-se alterada? Que dados comprovam esta hipótese? Qual o prognóstico deste tratamento?
Respostas
Resposta:
Linguagem de PRODUÇÃO. A comprovação vem atrás da dificuldade do mesmo para falar, ou seja, para produzir a falar. A pessoa no caso clínico desenvolveu afasia, que é um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa, o tratamento depende do grau da afasia, mas as opções são: fonoterapia, reabilitação neuropsicológica, reabilitação após derrame, terapia de grupo.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
FUNÇÃO DA COMPREENSÃO
Envolve uma série de operações que permitem reencontrar a ideia de partida, de deduzir o sentido de uma mensagem a partir do contexto da situação ou a partir da entonação utilizada.
FUNÇÃO DA PRODUÇÃO
Consiste da ideia (seleção de informações ou de fatos que queremos comunicar) à realização vocal/mensagem vocal.
Não é possível separar muito claramente as duas funções. A compreensão não é simplesmente a operação inversa à sua produção, que requer um monitoramento baseado na capacidade de compreender a própria mensagem à medida que vai tomando forma e compará-la com o que se havia projetado e o que convém de acordo com a situação.
Através do estudo de caso, percebe-se que a Função de Produção está alterada pelo fato do paciente apresentar dificuldade para falar e escrever.
A Função da Compreensão encontra-se íntegra, pois o paciente, através da leitura silenciosa, consegue manter-se informado. Devido ao fato de ter sofrido um AVC e estar com a função da produção alterada, podemos dizer que este paciente apresenta uma Afasia de Broca.
O prognóstico é bom quanto à recuperação de parte da linguagem falada, embora sejam necessários meses para a realização de uma fala simples, abreviada, ainda que não fluente.