Respostas
Resposta: O documentário Nas Teias de Anansi: Do diagnóstico à resistência relata a trajetória de vida de mulheres negras com doença falciforme em busca pelo cuidado e este documentário é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva na UFBA.
Dirigido por Tharcia Purificação e editado e filmado por Robério Lopes tem como protagonistas Edineide Coelho, Evilusia da Conceição, Jucelita das Candeias e Jucidalva Gomes com narrativas subjetivas de si relatando a tecelagem das suas vidas. Orientado por Clarice Mota e co-orientado por Altair Lira. Dedicado a Dona Severina, minha melhor amiga, por me ensinar só em existir.
A construção deste documentário tornou-se real para mim a partir do momento que eu compreendi a importância de desfazer das minhas correntes e fazer essa caminhada de formação acadêmica da maneira que eu acredito. Assim, finalizo minha formação em Saúde Coletiva com um estudo que seja o mais próximo do que eu possa retribuir visto todo o aprendizado desses últimos oito anos de vivência e convivência com todas as pessoas com doença falciformes, seus familiares e amigas e amigos da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciformes – ABADFAL.
Nas Teias de Anansi vem descrever as vivências em busca do cuidado a sua saúde por mulheres negras com doença falciforme compreendendo como os marcadores de raça, gênero e classe social influenciam na vulnerabilidade vivida pelas mesmas. E a partir da oralidade construir conhecimento através de outro formato para ampliar o acesso e alcance deste documentário para além do universo acadêmico, pretendendo garantir a dialética que se faz importante para a produção de conhecimento.
Com a descrição das vivências relacionadas aos marcadores de gênero, raça e classe nos discursos sobre si das mulheres negras com doença falciforme e a articulação das vivências das mesmas com a estrutura social - racista, sexista, machista e capitalista – relacionado com sua busca pelo cuidado. Este documentário foi montado em dez blocos onde em cada um terá as narrativas relacionadas a um aspecto das suas vidas reflexo de suas trajetórias:
I - Relações Familiares
II - Processo de Escolarização
III - Convivendo
IV – Mercado de Trabalho
V - Relações Socioafetivas
VI - Resignificando
VII – Desconhecimento dos Profissionais de Saúde
VIII – Invisibilidade nos Serviços de Saúde
IX – Redes de Assistência à Saúde
X – Associação Baiana das Pessoas com Doenças Falciformes - ABADFAL
O Lançamento do documentário acontecerá dia 04. 08, sábado, às 9:00 no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva na UFBA - Canela e contará com a presença de todas as mulheres que fizeram parte da construção.
A página do documentário será para que eu dialogue com vocês sobre a construção do doc "Nas Teias de Anansi" e sobre os elementos que nascem deste.
Explicação: Espero ter ajudado :)
Bons Estudos!