.
Dentre as ferramentas de qualidade, aquela que identifica como duas variáveis correlacionam-se é:
Respostas
Resposta:
Diagrama de Dispersão
Explicação:
O Diagrama de Dispersão é uma ferramenta utilizada para identificar a correlação entre variáveis. O Diagrama de Dispersão, também conhecido por Gráfico de Dispersão ou de Correlação, é ótimo para quem busca entender se uma relação de causa e efeito realmente faz sentido.
Com esta ferramenta, é possível eliminar as inferências e interpretações equivocadas de que algo ocorreu em função de outra variável.
Em geral o gráfico de dispersão é feito com base em duas variáveis, sendo:
Variável independente – são as causas de uma consequência. Exemplificando, imagine uma empresa que deseja descobrir a correlação entre os “números de acidentes em obra” e os “dias chuvosos”. Neste caso os “dias chuvosos” são as variáveis independentes, pois são as causas que serão analisadas nesta correlação.
Variável dependente – é o efeito/consequência. Utilizando o mesmo exemplo da correlação entre a “quantidade de chuva” e o “número de acidentes”, o fator “número de acidentes” é a variável dependente, uma vez que será averiguado se o “aumento de chuvas” (causa) provoca alguma alteração no “número de acidentes” (efeito/consequência).
Existem três tipos de correlações ao investigar a relação entre variáveis, sendo elas:
Correlação positiva – quando duas variáveis aumentam na mesma direção. Comprovadamente a venda de chocolate (variável dependente) aumenta no período de páscoa (variável independente).
Correlação negativa – isto ocorre quando duas variáveis são correlacionadas, porém o aumento de uma representa o decréscimo de outra. Exemplo: Um médico descobriu que quanto maior a idade média do paciente menor é a média de peso.
Correlação nula – ao correlacionar duas variáveis se descobre que não existe nem uma tendência positiva ou negativa. Graficamente os pontos ficam dispersos. Isto prova que não existe correlação.