• Matéria: ENEM
  • Autor: misjsjs
  • Perguntado 5 anos atrás

Minha redação (Quem poder avaliar): Estigma associado a doenças mentais

*O livro “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, escritor brasileiro, discorre em detrimento de um protagonista que obtém como característica o nacionalismo demasiado, assim como visões positivas e utópicas do Brasil. Contudo, é conspícuo a contrariedade entre o cenário brasileiro existente e o ponto de vista literário, visto que a contemporaneidade social com patologias psiquiátricas gozam de paupérrimos serviços públicos. Entretanto, observa-se como causa a negligência governamental atrelado a inoperância da esfera social.

Mormente, o descaso do setor administrativo está entre a persistência do estigma associado a saúde mental. Em consonância, com a obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, exponente da chamada hermenêutica filosófica, disserta que um líder profícuo a sua nação deve agir conforme a necessidade da população. Por conseguinte, é verosimilhante a escassez de ativismo referente a intervenção do Governo em centros de saúde com intuito de sanar as necessidades do conjunto habitacional semelhante indagado por Nicolau Maquiavel.

Cabe salientar, outrossim, que a ausência de consciência do corpo social está entre as problemáticas. Conforme, a ficção “Leviatã” de Thomás Hobbes, teórico político, o homem nasce egoísta, assim segue em busca de sanar seus desejos. Nesse sentido, os cidadãos brasileiros agem conforme suas ambições e desconhecem o estigma associado a saúde mental, seja pela falta de informação ou pela própria ignorância.

Portanto, medidas devem ser aplicadas sobre a problemática. Assim, cabe ao Governo, investir na adição de profissionais da saúde mental em unidades básicas de saúde, através de concursos públicos em municípios, uma vez que a governança é responsável por reger o país, e o fito dessa ação é maximizar os benefícios em atendimentos e serviços psicossociais. Somente assim, o entrave seria gradativamente erradicado, e o Brasil tornaria-se amplamente abundante sob o mesmo viés da ficção “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto.*

Respostas

respondido por: lucasdb
1

Cara, achei uma redação excelente, está correta no padrão dissertativo argumentativo, utilizou inúmeros conectivos e possue uma argumentação consistente e clara, além da ótima conclusão com uma séria solução do problema.

Creio que irá tirar +900

respondido por: mariaclraferr
1

Resposta:sua redação está perfeita e dentro dos padrões cobrados pelo enem, + 900 com certeza

Explicação:


misjsjs: Explicação???
Perguntas similares