Respostas
Resposta:
Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.
Além disso, o desenvolvimento pecuário também teve sua importância como razão para as incursões no interior do país. A exploração econômica do território amazônico foi a motivação para expansão do Brasil na região Norte.
O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, estabelecia que Portugal poderia explorar e ocupar as terras brasileiras até determinada faixa costeira do Atlântico. Os demais territórios teriam sua exploração pelo Reino de Castela, hoje conhecido como Espanha.
No entanto, não havia um interesse especial da coroa de Castela em explorar essas terras, enquanto a portuguesa desejava desbravar mais territórios. Portugal já sabia do potencial da colônia e, mesmo contrariando o acordo, iniciou a expansão territorial do Brasil.
Focada em descobrir riquezas em ouro e minério e reconhecer o interior do país, o avanço português causou atritos entre as duas nações.
Assim, outros acordos tiveram que ser celebrados entre os dois países para deixar claro o que pertencia a quem. O mais importante, assinado em 1750, deu ao território do Brasil mais ou menos a configuração que tem hoje.
Espero ter ajudado. Bons estudos =)
Principalmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.
Espero muito ter ajudado, bons estudos!