Sobre a administração e a economia colonial, é correto afirmar que: *
A) O engenho constituiu-se como a unidade econômica básica da colonização portuguesa nos séculos XV e XVII. Inicialmente o termo designava apenas as edificações e instalações onde se realizava a produção do açúcar.
B) Os governadores-gerais tiveram não dificuldades para impor sua autoridade, por causa da resistência dos capitães donatários e dos fazendeiros e da extensão do território a ser administrado.
C) Em 1534, a Coroa portuguesa resolveu lançar mão de um sistema de colonização já desenvolvido nas ilhas dos Açores e da Madeira, denominado capitanias hereditárias, visando atrair investimentos públicos.
D) Apesar da tendência à monocultura de exportação, no interior das propriedades canavieiras desenvolveu-se a agricultura de subsistência e a fabricação de utensílios e instrumentos de trabalho, como canoas, carroças, selas, arreios e roupas rústicas.
E) A partir de 1530, a produção açucareira espalhou-se por todo o litoral da América portuguesa, menos nas capitanias de Pernambuco e Bahia. O nordeste brasileiro oferecia um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento dessa lavoura.
F) N.D.A.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra A
Explicação:
O Brasil era uma colônia de exploração e tudo dizia respeito aos interesses mercantilistas europeus. A economia açucareira nada tem de passageira.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás