O sindicalismo é um movimento social que tem por finalidade a organização e a defesa dos trabalhadores e dos profissionais em sindicatos representativos de interesses trabalhistas e políticas aos associados. Com a Constituição de 1988 veio uma grande evolução, pois concedeu a liberdade sindical depois de ter se consolidado as leis de trabalho, onde não se questiona mais os direitos dos trabalhadores. Essa condição se estendeu aos empresários rurais como uma das fundamentais garantias democráticas de liberdade e de igualdade em relação ao meio urbano.
Considerando o avanço que tivemos em relação aos direitos trabalhistas e sindicalismo, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os sindicatos têm como uma de suas prerrogativas, representar perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses de sua categoria especifica, profissão liberal, ou até mesmo os interesses individuais de seus associados, relacionados às atividades ou profissão exercida pelos mesmos.
II. Uma prerrogativa do sindicato é eleger ou designar os representantes da respectiva categoria ou profissão liberal.
III. Os sindicatos foram regulamentados no Brasil apenas em 2010 pela Lei nº 1.637, possibilitando o direito de constituir sindicatos que não existiam antes.
IV. O Princípio da Paridade determina que os sindicatos tenham a liberdade associativa independente do poder do estado, tanto para o campo como para a indústria e o comércio.
V. Princípio da Diversidade: prevê que as jornadas de trabalho no campo sejam equiparadas as jornadas de trabalho na cidade.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II e V, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III, IV e V.
Respostas
A opção correta em relação ao sindicalismo é b: II e V, apenas.
I. Falsa. Os sindicatos têm como objetivo representar as prerrogativas dos interesses gerais da categoria. Não consistem em atuar em interesses individuais.
II. Verdadeira. Uma das prerrogativas dos sindicatos consiste na eleição ou designação dos representantes de determinada categoria ou profissão liberal.
III. Falsa. Os sindicatos entraram em vigor ainda na década de 30, ainda no Governo Vargas para que solucionasse quaisquer problemas entre empregador e empregado.
IV. Falsa. Os sindicatos não possuem a liberdade associativa independente do poder do estado, pois devem trabalhar em conjunto.
V. Verdadeira. O princípio da diversidade aponta que o trabalho do campo e da cidade têm sua jornada unificada. Porém, existe peculiaridade de tratamento.
Espero ter ajudado!