• Matéria: História
  • Autor: Visigodo
  • Perguntado 5 anos atrás

Por que o termo "pagão" é preconceituoso?​

Respostas

respondido por: AnirakCr
2

- O que eu achei importante, coloquei em negrito

Primeiro, vamos saber o que significa o termo pagão:

O termo tem origem em “pagus” (plural “pagani”), do latim. Para os romanos, um pagão era alguém que vivia longe das “urbes” (cidades), no campo, em áreas rurais, e por isso possuía crenças baseadas na natureza, em divindades mais antigas, culto aos ancestrais e etc. Dá para dizer que seria uma espécie de “caipira” da época na visão das pessoas que viviam nos grandes centros urbanos.

Agora, o motivo por esse termo ter virado ofensivo em algumas situações:

O sentido do termo começou a mudar quando o cristianismo passou a ser aceito no Império Romano. A nova crença chegou primeiro às cidades grandes, já que os discípulos do Cristo da Judéia buscavam levar os ensinamentos ao maior número de pessoas possível, procurando, portanto, as grandes aglomerações de pessoas. Como o cristianismo demorou mais para chegar nas áreas rurais, os habitantes urbanos, agora convertidos, passaram a associar o “paganismo” caipira não só com o modo de vida rural, mas com suas crenças, que agora eram vistas como arcaicas, supersticiosas e demoníacas. Igual acontece hoje.

Recebendo resistência dessas crenças extremamente antigas e hereditárias, o cristianismo acabou assimilando vários aspectos pagãos ao longo da história, alguns de forma proposital, ativa e forçada, outros de forma não intencional, passiva e natural. Grandes exemplos disso são encontrados em datas comemorativas, ritos e simbologia cristã que são claramente baseados em aspectos pagãos muito mais antigos do que a religião cristã.

Espero que tenha entendido!❤️


Visigodo: Obrigado! Disso daí tudo, só sabia que o termo era usado para se referir a religiões politeístas.^^
AnirakCr: imagina!
AnirakCr: ah sim, agora vc sabe mais um pouco ksks :)
Perguntas similares