por favor preciso muito de um texto sobre isso, pra ontem!
Respostas
Explicação:
A mecânica é a área da física que estuda o movimento dos corpo, dentro dessa área encontramos os estudos envolvendo Equilíbrio. Para que um corpo esteja em equilíbrio é necessário que a aceleração desse corpo seja igual a zero, logo o corpo deverá se encontrar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Classifica-se como um corpo em Equilíbrio Estático aquele que se encontra em repouso e possui aceleração igual a zero.
O equilíbrio estático pode ser classificado como estável ou instável, de acordo com as seguintes características:
Quando um corpo, após uma perturbação, oscila entorno de sua posição de equilíbrio, dizemos que esse é um equilíbrio estático. Um exemplo disso é um balanço, naturalmente o balanço se encontra em equilíbrio (parado em uma vertical) se empurramos levemente o balanço ele começará a oscilar até que por fim voltará a ficar parado em uma posição vertical (assim voltando para sua posição de equilíbrio).
Quando um corpo, após uma perturbação, afasta-se permanentemente da posição de equilíbrio inicial, dizemos que nesse caso o equilíbrio era instável. Um exemplo é quando colocamos um lápis em pé sobre uma mesa, e após uma pequena perturbação ele cai. Nesse caso a posição do lápis de afastou da condição de equilíbrio inicial (lápis em pé), dessa forme essa era uma condição de equilíbrio instável.
Como dito anteriormente o equilíbrio pressupõe que a aceleração sobre o corpo seja igual a zero, a partir da segunda lei de Newton é fácil deduzir que para que isso aconteça a força resultante aplicada sobre o corpo deva ser igual a zero, uma vez que:
Fr = m*a,
a = Fr/m
Assim sendo a aceleração sobre o corpo é igual a força resultante dividida pela massa do corpo. Logo a única forma de um corpo apresentar aceleração igual a zero será tendo uma força resultante igual a zero.
Esse condição (Fr = 0) serve bem para determinar o equilíbrio de um corpo pontual, isso é, de dimensões desprezíveis. Porém quando estamos lidando com um corpo extenso (cuja as dimensões devem ser consideradas) a condição de Fr = 0, já não é suficiente para garantir o equilíbrio.
Um corpo extenso além de se mover para frente e para trás, para a esquerda e para a direita e para cima e para baixo (como um corpo pontual se movimenta) pode executar movimentos de rotação (coisas que um corpo pontual não pode executar). O movimento de rotação sempre está associado a uma aceleração angular, dessa forma para que um corpo extenso esteja de fato em equilíbrio tanto sua aceleração linear quando a sua aceitação angular deverá ser igual a zero.
É sabido que a segunda lei de Newton para um corpo extenso é dada por:
Tr = I*alpha,
alpha = Tr/I,
onde alpha é a aceleração angular do corpo, Tr é o torque resultante sobre o corpo e I é o momento de inércia do corpo.
Assim sendo para que um corpo extenso esteja em equilíbrio é necessário que tanto a quanto Alpha seja igual a zero e para isso tanto a força resultante quanto o torque resultante sobre o corpo deverá ser igual a zero.