Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do
personagem TOM MARVOLO RIDDLE" gerou a frase
I AM LORD VOLDEMORT".
Suponha que Harry quisesse formar todos os
anagrames de frase "I AM POTTER", de tal forma
que as vogais e consoantes aparecessem sempre
intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre
as letras.
Nessas condições, o número de anagramas formados é
dado por?
Respostas
Alternativa E: nessas condições, o número de anagramas é dado por 4!x5!/2!.
Esta questão está relacionada com análise combinatória. Por meio da análise combinatória, é possível estudar e definir a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Dentre os métodos de análise combinatória, temos o arranjo, a permutação e a combinação, entre outros.
Os anagramas são todas as maneiras de escrever uma palavra mudando as letras de lugares. A quantidade de anagramas de uma palavra é calculada por meio do fatorial do número de letras existente.
Nesse caso, veja que a expressão "I AM POTTER" possui nove letras, sendo cinco consoantes e quatro vogais.
Para escrever anagramas com vogais e consoantes alternando de posição, devemos começar com uma consoante, pois possui uma letra a mais. Assim, temos 5 possibilidades de consoante para a primeira letra.
Depois, temos 4 possibilidades de vogais, 4 possibilidades de consoantes, 3 de vogais, 3 de consoantes... E assim, sucessivamente, até formar a palavra.
Logo, o número de combinações disponíveis é:
5 x 4 x 4 x 3 x 3 x 2 x 2 x 1 x 1
Veja que podemos agrupar esses fatores em dois fatoriais: 5! x 4!.
Contudo, temos uma letra que se repete: T, que aparece duas vezes. Por isso, devemos dividir o valor anterior por 2!.
Portanto, nessas condições, o número de anagramas é dado por:
O número de anagramas formados é dado por .
Para responder essa questão, é necessário observar que a frase "I AM POTTER" possui 4 vogais e 5 consoantes. Sendo assim, para que vogais e consoantes fiquem intercaladas entre si há apenas uma forma de distribuí-las. Seja V a letra que represente uma vogal e seja C a letra que represente as consoantes, elas deverão ter a seguinte disposição:
C V C V C V C V C
Dessa forma, deve-se analisar as maneiras de distribuir as vogais e as consoantes separadamente. Primeiramente, no caso das consoantes, percebe-se que há 5 delas, sendo 2 repetidas (há 2 T's). Assim, a quantidade de anagramas possíveis considerando apenas as consoantes é igual a:
Já no caso das vogais, vê-se que há 4 vogais e não há nenhuma repetida. Sendo assim, o número de anagramas possíveis que podem ser formados com as vogais é 4! = 24.
Como o objetivo da questão é saber quantos anagramas podem ser formados considerando tanto as consoantes quanto as vogais, é necessário multiplicar o número possível de anagramas de vogais e consoantes. Sendo assim, o número de anagramas será igual a .
Aprenda mais sobre o assunto em: https://brainly.com.br/tarefa/28963007.