O plano condor consistiu
A) na prisão e eliminação da oposição a governos militares da América Latina, no contexto de abertura democrática e consolidação dos direitos individuais na maior parte dos países da região.
B) em um programa de ajuda econômica e financeira dos Estados Unidos a países da América Latina, objetivando a eliminação dos “bolsões de miséria” e o avanço socialista na região. C) no projeto estadunidense de implantação de regimes militares em países latino-americanos, como forma de se evitar a influência da Revolução Cubana sobre os demais países da região. D) na perseguição e eliminação de acusados de subversão em regimes militares implantados em países da América Latina, contando com conhecimento e apoio dos Estados Unidos.
E) Nenhuma da alternativas anteriores.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação :
A questão fala sobre o Plano Condor, elaborado no contexto das ditaduras militares na América Latina. Nas décadas de 1930 até 1950, a América Latina viveu sob a égide de governos populistas nacionalistas com Vargas no Brasil, Perón na Argentina, entre outros. Porém, no final da década de 1950 e início da década de 1960, a Guerra Fria ficou mais tensa devido à Revolução Cubana de 1959 e à Crise dos Mísseis de 1961, bem como ao assassinato do presidente dos Estados Unidos J.F.K. em 1963, em Dallas. Por meio da influência dos EUA, foram derrubados os governos populistas-nacionalistas e implantadas ditaduras militares na América Latina alinhadas com os EUA. Essas ditaduras militares criaram o Plano Condor em meados da década de 1970, visando eliminar e perseguir lideranças políticas ou estudantis que criticaram esses regimes truculentos.