Respostas
Pelo fato de que havias vários elementos conflitantes com as necessidades presentes da sociedade, sendo a questão da escravidão um dos mais preocupantes.
Enquanto outros países já haviam assinado o fim da escravidão, apenas o Brasil se tornava um dos remanescentes, de forma que a insatisfação da população tornava-se ainda maior, gerando muitas revoltas, de forma que a monarquia absolutista passasse a ganhar menos prestígio.
A resposta da pergunta depende do contexto. Em Roma, por exemplo, a Monarquia entrou em decadência por conta das revoltas dos Patrícios que não eram parte da etnia etrusca, tendo estes atritos fundado a República.
Na Europa durante o período Absolutista as monarquias entraram em decadência por conta do crescimento econômico da burguesia, que passou a exigir cada vez mais igualdade política e participação efetiva, o que terminou por derrubar os monarcas absolutos.
No Brasil isto se ligou com a insatisfação das elites militares e latifundiárias, em especial ligadas a produção do café, com as decisões de Dom Pedro II.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5560926