1. Quais são as principais áreas de repulsão de populações no planeta? Por isto ocorre?
2. Explique as principais causas dos movimentos migratórios no mundo atual.
Respostas
Resposta:
1- A África, a Ásia, o Oriente Médio e a América Latina são regiões de maior repulsão populacional.
2-A busca por melhores condições de vida – caracteriza os deslocamentos populacionais provocados pela miséria que se concentra em algumas partes do mundo. Portanto, têm caráter econômico, constituindo fluxos ou correntes migratórias de países pobres para países ricos.
Exemplos: pós-década de 60 (século XX), da Europa Mediterrânea para a Europa Ocidental; na atualidade, do norte da África para países europeus, de regiões da América Latina para os EUA e Canadá, do extremo oriente para as Américas. Essas migrações são vistas como o efeito colateral mais perverso da globalização.
• A fuga de regiões em conflito – trata-se de migrações provocadas por guerras locais, portanto, têm motivação político-bélica, constituindo um verdadeiro êxodo para os países que recebem os refugiados. Esses deslocamentos ocorrem por uma questão de sobrevivência às perseguições motivadas por conflitos étnicos e às atrocidades cometidas contra as populações civis. Os exemplos mais recentes foram os que ocorreram na Bósnia-Herzegovina e Kosovo.
• Mas é no continente africano que se desencadeia a maior quantidade de movimentos migratórios: são legiões de refugiados vagando pelo espaço local, à procura de abrigo, fugindo de guerras tribais, instabilidades políticas, questões raciais e religiosas e golpes militares.
Explicação:
1 – As principais áreas de repulsão de população do planeta Terra são as seguintes: África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.
2 – As principais causas dos movimentos migratórios no mundo atual envolvem a busca por melhores condições de vida. Que resultam dos deslocamentos da população provocadas por uma grande miséria de alguns locais.
Sendo portanto, de caráter econômico e englobar os chamados fluxos migratórios de países mais miseráveis para países mais desenvolvidos.
Bons estudos!