Identifique ao menos um elemento da filosofia de John Locke que está de acordo com os interesses da burguesia crescente no século XVII. Justifique.
Respostas
Locke defendia que o principal "papel" da política era garantir que fossem atendidos e guardados os direitos naturais, que eram a vida, as liberdades individuais e a propriedade.
A defesa da propriedade, em especial, era algo completamente de acordo com os interesses da burguesia de seu século. Isto acontecia pois a burguesia era um grupo social relativamente rico, mas que não tinha plena participação política, e a ideia de Locke da defesa da propriedade como coisa inviolável servia como uma forma de garantir que, no caso de uma revolução, o poder econômico dos burgueses não se perderia em um novo modelo político.
Neste sentido que, por exemplo, podemos falar depois da manutenção dos privilégios econômicos da burguesia na Revolução Francesa como um modo como estas ideias se aplicaram na prática: houve a igualdade jurídica, mas se mantiveram as desigualdades econômicas, duas decisões que em muito ajudaram a expansão do poder da burguesia.