A reforma protestante iniciada por Lutero se dividiu em diversos movimentos, como o próprio Calvinismo, e possibilitou a criação de novas Igrejas, como a Anglicana. Há algumas características e ideias que são centrais nos movimentos reformistas, como se pode ver a seguir, exceto:
a) A abolição da hierarquia eclesiástica e da figura de uma autoridade superior, que na Igreja Católica era representada pelo papa.
b)A crítica veemente à venda de indulgências, que consistia na prática de cobrar uma taxa pela salvação das almas daqueles que morreram em pecado.
c) As Escrituras Sagradas como o único dogma absoluto da Igreja Reformada.
d) O fim do monopólio da Igreja Católica no que tange o direito de interpretação dos textos bíblicos, defendendo o direito de cada fiel ter acesso à Palavra e desenvolver sua própria interpretação.
e) A proibição de leitura de livros laicos, como as obras de grandes cientistas, filósofos, poetas, romancistas e até mesmo alguns teólogos.
Respostas
Resposta:a) A abolição da hierarquia eclesiástica e da figura de uma autoridade superior, que na Igreja Católica era representada pelo papa.
Explicação:O programa de ensino proposto por Calvino, que deu início a chamada Reforma Calvinista, na Suíça, consistia na defesa de uma educação elementar que compreendia o ensino da leitura, escrita e aritmética, religião e gramática, na língua nacional. Fundou escolas secundárias, cujo modelo foi seguido pelos colégios e liceus da França. Neles se defendia a formação de funcionários civis e eclesiásticos, por meio dos estudos das humanidades e da instrução religiosa. Essa proposta influenciou reformas pedagógicas em Genebra. Assim como o calvinismo se espalhou pela Europa (França, Holanda, Bélgica, Escócia), as propostas pedagógicas de João Calvino o acompanharam.