6. A hierarquia urbana proposta pelo Atlas Geográfico Escolar do IBGE classifica as cidades brasileiras em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais e centros regionais. De acordo com essa classificação, são exemplos de metrópole nacional e metrópole regional, respectivamente, as cidades de
A. Rio de Janeiro e Goiânia
B. Curitiba e Goiânia
C. São Paulo e Belo Horizonte
D. São Paulo e Rio de Janeiro
E. Brasília e Curitiba
Respostas
Resposta:
Metrópoles significam grandes aglomerações urbanas que concentram um enorme contingente populacional, além de abrigarem uma imensa variedade de indústrias, comércio em geral, universidades, centros de pesquisas, hospitais de referência, bancos e instituições financeiras, repartições públicas, empresas de comunicação, como rádio, TV, jornais impressos, entre outros.
Uma cidade se destaca em diferentes níveis de acordo com a função e o grau de importância que ela exerce em escala regional ou nacional em relação aos outros centros urbanos, independente do tamanho.
No Brasil, existem metrópoles, cidades de grande, médio e pequeno porte, interdependentes de acordo com sua influência, dando origem à hierarquia das cidades.
A partir dessas considerações, a malha urbana brasileira é classificada da seguinte forma:
Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.
Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.
Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.
Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.
Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.
caso ainda não entendeu, alternativa d é a correta.
Resposta:
Alternativa d
Explicação:
Confia