Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.[
Respostas
Alternativa C
Comparando a ação do peixe predador na área com tela e sem tela, nota-se a diminuição da quantidade de mexilhões por m² além da variação de tamanho, que passa de 3 cm para 6 cm. Isto significa que o peixe predador atuou em mexilhões de menor tamanho, tipificando uma seleção direcional, pois o fenótipo favorecido foi o de 6 cm.
Resposta:
mexilhões, predando especialmente animais pequenos.
Explicação:
Pela tabela, vemos que na área protegida pela tela a densidade de mexilhões aumenta, sugerindo que são predados pelos peixes.
Além disso, na área não protegida (sem tela), o tamanho médio dos mexilhões encontrados é maior, indicando que os peixes predam especialmente mexilhões pequenos.
Mexilhão é o nome comum, sem valor taxonómico, pelo qual são conhecidas diversas espécies de moluscos bivalves.
Estas espécies, embora pertencentes a grupos filogeneticamente muito distintos, têm como características comuns apresentarem conchas alongadas e assimétricas e estarem presas ao substrato por um feixe filamentoso (o bisso).