No início do século XIX, a elite colonial da América Espanhola deu início ao processo de independência motivada por acontecimentos internos e externos ao continente. Concluídas as emancipações, coube aos novos governantes e aos intelectuais forjarem uma identidade nacional.
Sobre a construção das identidades nacionais na América, são feitas as seguintes afirmativas:
I – A proposta de Simón Bolívar de panamericanismo enquadra-se na busca por uma unidade na América.
II – A unidade na ex-colônia espanhola foi conquistada durante o processo de independência, quando se forjou a noção de “América Latina”.
III – A questão étnica na América representou um grande desafio ? queles que buscavam a criação de uma identidade a partir da unidade.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?
a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Apenas a afirmativa III.
d) As afirmativas I e III.
e) As afirmativas II e III
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
d) As afirmativas I e III.
Explicação:
Resposta correta
O panamericanismo de Simón Bolívar pode ser considerado uma manifestação da busca por uma unidade na América, que considerava viável pelo compartilhamento de aspectos culturais entre os novos países. Contudo, essa unidade não ocorreu no período da independência; a ideia de “América Latina” não é contemporânea ? s emancipações e ? construção da nação no século XIX. Por fim, a questão étnica representou um grande desafio aos que se dedicaram a pensar a unidade nacional, já que os países tinham a raça branca como ideal e a maioria de suas populações era de origem africana, indígena ou mestiça.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás