Caracterize a sociedade de ordens de Antigo Regime, salientando as permanências e as mudanças
relativamente à Idade Média.
Respostas
Resposta:
Sociedade de Ordens é um termo utilizado para definir o modelo de sociedade presente na Europa durante a Idade Média até o início de suas transformações em meados do século XVIII, esse modelo é marcado pela estratificação social, essencialmente dividido em três estamentos principais: Clero, Nobreza e Povo.
A Alta Idade Média - período da Idade Média – trouxe avanços significativos historicamente. A agricultura obteve mais vantagem sob esse progresso. Criou-se, nessa época, o moinho, um arado chamado charrua, artifícios técnicos para adubar a terra e o rodízio de terras que ajuda a verificar a mudança física do solo para o plantio. As universidades também vieram do período medieval. Elas formaram-se na Europa, durante o século XIII. Movimentos artísticos significativos, a exemplo do gótico e romântico advém desse momento da história.
Santo Agostinho, importante e influente na filosofia, viveu esse período. Da mesma forma o Santo Tomás de Aquino. Com o cuidado dos monges, a cultura greco-romana foi mantida e isso valorizou a Antiguidade Clássica do Renascimento.
Com a insuficiente produção agrícola e a estagnação do comércio, a fome se alastrou pela Europa, era o prelúdio do fim do sistema feudal e consequentemente o fim da Idade Média. A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval.